IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA – Mc. 16,15

A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Mt. 9,37.

… ”Quem eu enviarei  ? E quem irá por nós? Eis-me aqui Senhor disse: enviai-me”. Is.6,8.

Sabemos que somos missionários pelo batismo  e que a Igreja por sua essência é missionária e que  Maria  , a primeira missionária, o primeiro tabernáculo vivo de Jesus já era portadora desta vocação. “ Levar, anunciar e servir Jesus.” Eis  aqui a serva do Senhor. Lc.1,38.

Faço minha  palavras as do profeta Isaias,  “Envia-me” – Também as palavras de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor”. Confirmo então o apelo de Jesus Cristo: Ide por todo mundo…

Tenho consciência das minhas limitações, das  dificuldades que me esperam nas terras de missão. O deixar tudo é  feito de renúncias:  deixar o conforto, sentir saudades dos familiares, dos amigos e da comunidade .

Porém, a maior renúncia é aculturar-se  em uma cultura que não tem nada  a ver com a nossa.  Mas é nisso que o missionário prova  ser desapegado ,generoso e acolhedor.  Deixar-se moldar no dia a dia em convivência  com um povo que tem muito a nos ensinar e que, sem perder a própria identidade  o missionário anuncia o Reino,  sem omitir o conteúdo evangélico tentando ser o mais parecido com Jesus na sua bondade, no seu acolhimento,  sem abrir mão da misericórdia do nosso Deus.  Anunciar o Reino é  um desafio que se concretiza aqui, ali, e  LÁ…  Para o missionário não há fronteira.

Quando se sente chamado, acolher este apelo  faz- se necessário.  O  Papa Francisco fala: “a nossa Igreja é uma igreja de saída… Sai da tua terra.” Gen. 12. 1…. Recebi este convite de uma congregação Missionária que  presta serviços no continente africano  e que neste momento  pede  para que eu ajude-a por 90 dias.

O Senhor me chama AGORA .  Minha maior alegria é que não estarei sozinha em terras africanas por  90 dias, porque  estará em comunhão comigo toda a paróquia de Santa Cruz . Na minha bagagem tem um cantinho para cada um de vocês.

Padre Marcelo como nosso Pastor aprovou  esta ideia incentivando, encorajando-me e confirmando a participação da comunidade em minha atividade missionária. Irei com a graça de Deus no dia 16 de Maio à África em Nampula – Guroé .   “Não temas eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”. Venham comigo e que Deus nos abençoe. Amém!

TERESA CONCEIÇÃO DIAS