Padre Jorge Nahra: “Eucaristia: fonte do amor e do serviço”

0
1133

Pe_Jorge03No próximo dia 04 de junho, a Igreja celebrará a solenidade de Corpus Christi, que acontece na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que é a única vez que Jesus, o Pão da Vida sai do sacrário e visita as ruas ornamentadas de nossa cidade.

A fim de nos preparamos para viver esta solenidade, a nossa comunidade paroquial estará realizando no período de 27 de maio a 03 de junho de 2015, a 2ª Semana Eucarística com o tema: “Eucaristia: fonte do amor e do serviço”, e que contará com a participação de todas as comunidades paroquiais da cidade.

A Eucaristia é por excelência a fonte do amor, pois é o próprio Jesus que na sua entrega total parte e reparte por todos nós, deixando a sua presença neste memorial de amor, mas é fonte do serviço como nos recorda o Evangelho de João capítulo 13, 1-12, a cena do lava-pés. Por isso, seguir Jesus, comungar de seu corpo e sangue é colocar-se a serviço dos irmãos. É também estar disposto a lavar os pés uns dos outros como nos ensina a Campanha da Fraternidade deste ano, com o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

Assim ao celebrarmos a festa de Corpus Christi é fazer memória da Nova e Eterna Aliança que Deus fez conosco, tendo Cristo como centro de nossa vida e de nossas ações. O Papa Bento XVI, na Exortação Apostólica Pós Sinodal  Sacramentum Caritatis – Sobre a Eucaristia Fonte e Ápice da Vida e da Missão da Igreja no parágrafo número 88, nos ensina que: « O pão que Eu hei de dar é a minha carne que Eu darei pela vida do mundo » (Jo 6, 51). Com estas palavras, o Senhor revela o verdadeiro significado do dom da sua vida por todos os homens; as mesmas mostram-nos também a compaixão íntima que Ele sente por cada pessoa.

A finalidade da 2ª Semana Eucarística é colaborar na formação da consciência  sobre o sentido verdadeiro da Eucaristia. Do tema central brotam da Palavra de Deus um sub tema que nos ajudará compreender melhor esse gesto de amor e serviço realizado por Jesus Cristo. Nesse sentido, no dia 27/05: Eucaristia: convite a beber o cálice da entrega total (Mc 10,32-45); 28/05: A fé em Jesus Eucarístico cura a cegueira espiritual (Mc 10, 46-52); 29/05: A Eucaristia: sustendo para produzirmos bons frutos (Mc 11,11-26); 30/05: Eucaristia: certeza da presença do Deus Uno e Trino no meio da comunidade cristã (Mt 28, 16-20); 31/05: Eucaristia:convite à missão em nome da Santíssima Trindade (Mt 28, 16-20); 01/06: Eucaristia: compromisso com a vinha do Senhor (Mc 12,1-12); 02/06: Eucaristia: convite a uma busca autêntica de Jesus (Mc 12,13-17); 03/06: Eucaristia: alimento para uma nova vida. Após a celebração da missa  acontecerá um momento de adoração eucarística com o mesmo sub tema, e a presença de um padre convidado para cada noite que nos ajudará a refletir sobre a Eucaristia e a Palavra de Deus, e a entrega de um gesto concreto.

E no dia 29 de maio (sexta-feira), a 2ª Semana Eucarística contará com a presença da Banda Louvor e Glória, que fará um momento de Louvor Eucarístico na frente da Igreja Matriz com a participação dos jovens de nossas comunidades. No dia de  Corpus Christi os horários de Missas: às 7h, 9h, 11h, 13h, e às 15h, seguida da procissão.

Por isso, quando saímos com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, passando sobre os tapetes, devemos recordar o significado simbólico desse gesto de preparar os caminhos do Senhor. E como podemos preparar  os caminhos do Senhor? Através de nossas atitudes, ações e comportamentos que favoreçam a prática do amor e do serviço a todos. Eucaristia é comunhão, e comunhão se faz com todos. E comungar o Corpo do Senhor é se tornar outro Cristo para todos.

Dessa forma, somos convidados a participar da 2ª Semana Eucarística em preparação a Festa de Corpus Christi que colabora com o nosso crescimento cristão, pois o que agrada a Deus é a beleza de um coração aberto a servi-lo nos seus filhos e filhas que sofrem em virtude de uma aliança da qual nem sempre nós cumprimos a nossa parte.

Pe Jorge João Aparecido Nahra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui