Corpus Christi reúne 800 voluntários para a criação de tapetes em Matão

0
916

CorpusChristimatao

‘Somos amigos da fé unidos nessa obra de arte’, resumiu uma participante. Ao todo, 12 quarteirões estão sendo enfeitados para a grande procissão.

O feriado de Corpus Christi começou cedo em Matão (SP). Às 4h, ruas do Centro da cidade passaram a ser tomadas por cerca de 800 artistas e voluntários responsáveis pela confecção dos tradicionais tapetes coloridos. Neste ano, 12 quadras ganharam desenhos preenchidos com dolomita, areia e tinta e vão servir de cenário para a procissão que será realizada no período da tarde.

Quando o trabalho começou, ainda estava escuro e alguns participantes usaram o celular para iluminar as vias. Cada pequeno pedaço merecia atenção e o cuidado do grupo. “Junta a boa ação com o lado da cidadania para fortalecer essa tradição que há 67 anos existe na nossa cidade”, explicou a comerciante Maria do Rosário de Carvalho.

Além da tradição, outro ponto destacado pelos participantes é o interesse que se renova a cada ano, inclusive o das crianças. “Elas passam e perguntam o que vai ser, como vai ficar. Eu acho que isso é legal, esse contato com as pessoas e essa curiosidade”, disse o arquiteto Caio Perseghini.

“Eu acho que é muito importante porque a gente faz amizades e há o espírito da família. Somos amigos da fé unidos nessa obra de arte aqui em Matão”, completou uma voluntária que levou toda a família para a celebração.

Programação
“Há vários horários de missas durante o dia todo e às 15h nós temos a missa principal. Depois dessa missa nós temos a grande procissão, a solene procissão, que é o motivo principal dessa festa toda”, afirmou o diretor de Turismo, Wilson Cardoso.

Ele também contou que, neste ano, cada parte do tapete vem acompanhada de uma explicação. “Na ponta de cada quarteirão nós temos uma placa indicando qual grupo está fazendo as ornamentações e qual é a mensagem que ele está querendo transmitir para o público”.

CorpusChristimataoi

Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/06/corpus-christi-reune-800-voluntarios-para-criacao-de-tapetes-em-matao.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui