Será que Cerveja faz mal à saúde?

0
241

A cerveja é uma bebida muito apreciada tanto no Brasil quanto no exterior. Acredita-se que a cerveja é consumida desde a antiguidade e não só por prazer, mas também com finalidades cosméticas e medicinais.

A cerveja é produzida a partir fermentação alcoólica, principalmente de malte de cevada, lúpulo, fermento e água em boa qualidade. No preparo, ainda podem ser empregados ingredientes como arroz, milho e o trigo.

Essa bebida caiu no gosto do brasileiro e atualmente muito se fala sobre os efeitos que o consumo desta bebida pode causar no nosso organismo. Será que cerveja faz mal?

Quais os malefícios de se consumir Cerveja?

Dizem que “menos é mais” e no caso do consumo da cerveja essa frase é bem apropriada. Apesar de o seu consumo estar associado a alguns possíveis benefícios para nossa saúde, quando consumida em excesso, a cerveja pode ter o efeito contrário. A maior parte das calorias da cerveja são provenientes de açúcares. Sendo assim, seu consumo frequente e exagerado pode acarretar no ganho de peso. Além disso, a ingestão da cerveja está, muitas vezes, combinado com o consumo de alimentos altamente calóricos como batata frita, amendoins e outros petiscos que também aumentam a sensação de sede e, consequentemente, o consumo de cerveja.

Uma lata de cerveja tem cerca de 150 calorias, mas me responde uma coisa, você consome apenas uma lata?

O álcool contido na cerveja tem efeito diurético, aumentando a produção de urina e, deste modo, facilita a excreção de alguns nutrientes como vitaminas e minerais, impedindo que o organismo os absorva. Os efeitos do álcool sobre a saúde dependem fortemente da quantidade consumida e de outros fatores como sexo, peso corporal, alimentação e predisposição genética. O abuso do álcool aumenta a mortalidade por causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares. Essa é a parte ruim da coisa…

Alguns estudos ainda demonstram que a cerveja pode aumentar os triglicérides no sangue, podendo ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Apesar de possuir alguns efeitos benéficos à nossa saúde, o consumo de cerveja deve ser feito de forma moderada, para que seus benefícios sejam aproveitados pelo nosso organismo.

Dra Paula C. Torcato

Nutricionista

CRN3 35839

Deixe uma resposta