Saiba como usar os alimentos para blindar o corpo contra doenças

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Abacaxi: Aliado da dieta e no controle do Colesterol, pois é Rico em fibras Solúveis. Ele é diurético e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

A fruta é rica em Vitamina A, complexo B e C, que fazem bem ao sistema imunológico e circulação sanguínea, também indicado para pessoas gripadas.

Contém bromelina, substância que reduz inflamação, por isso é bom para pessoas com artrite, além de ajudar na digestão.

Melhor forma de consumo é fresco, pois congelado, perde a enzima.

            Aveia: Alimento rico em Proteínas, vitaminas e fibras, dentre elas, beta glucana, que contribui para o processo digestivo.

Por ser hidrossolúvel, forma solução viscosa parecida com um gel, que aumenta a sensação de saciedade. A recomendação é consumir três gramas de fibras solúveis ao dia para reduzir risco de doença coronariana.

Rica em Selênio, que colabora para produção de energia, indicada no combate a depressão.

            Amora: Fonte de Silício, mineral responsável por estimular as proteínas de sustentação, como colágeno e elastina. São essas as proteínas que dão firmeza e tonicidade a pele, favorecendo o rejuvenescimento.

Por conter bastante potássio, também tem sido usada como tônico muscular nas práticas esportivas. Ainda tem pectina, fibra solúvel que mantém a sensação de saciedade por mais tempo e regula absorção intestinal do açúcar, equilibrando as taxas de glicose.

O ideal é consumir três colheres de sopa cheias ao dia.

            Chia: Considerado um alimento funcional, é rica em ácidos graxos, ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e antioxidantes. Favorece a saúde óssea, auxilia no funcionamento do intestino. Promove sensação de saciedade, reduz nível do triglicérides, auxilia no controle da glicemia e melhora imunidade.

Previne doenças crônicas como Diabetes tipo2, doenças cardiovasculares, melhora pressão arterial e ajuda a eliminar o excesso de peso.

Sempre importante lembrar que é necessário incluir esses alimentos em uma dieta balanceada e também praticar atividade física, pois esses alimentos citados acima se consumidos diariamente vão poder fazer o efeito desejado.

 

 

            Dra. Paula C. Torcato

Nutricionista

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