Quaresma

QUARESMA…TEMPO  DE  REFLEXÃO , DE  PENITÊNCIA , DE  CARIDADE  E  DE  PERDÃO

COMO  NÓS  CRISTÃOS  DEVEMOS  VIVER  O  TEMPO  DA  QUARESMA?

Durante a Quaresma a Igreja nos convida a viver o Sacrifício da Penitência. Durante este Tempo devemos refletir sobre a maneira que estamos vivendo, sobre as ações que temos praticado, sobre o que elas tem acrescentado na nossa vida espiritual e como anda nossa relação com Deus.  A Penitência durante este Tempo nos é colocada como uma virtude, através da qual nos arrependemos dos nossos pecados e nos elevamos espiritualmente através da Oração, do Jejum e da Esmola. Devemos também realizar a prática diária da Oração, do nosso momento íntimo de encontro com Deus e junto ao Jejum, a Abstinência e a Oração somos chamados à prática da Caridade, do cuidar do irmão, do sermos Misericordiosos durante toda a nossa vida. Quaresma é o Tempo de nos reconciliarmos com Deus. Não permita que este Tempo passe sem que você tenha essa reaproximação de Coração e Alma. Não se esqueça que do pó viemos e ao pó voltaremos. Estamos aqui de “Passagem” e assim um dia prestaremos contas de tudo o que aqui fizermos, seja de bom ou de ruim, assim como nos lembra a Quarta-Feira de Cinzas, quando o Padre traça uma cruz com cinza sobre nossa cabeça e diz uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” (Gn 3,19) ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).  A Quaresma é o Tempo Litúrgico da Conversão, que a Igreja Católica marca para preparar os fiéis para a grande Festa da Páscoa. Durante este período, os fiéis são convidados a um período de Penitência e de Meditação, por meio da prática do Jejum, da Esmola e da Oração. A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-Feira de Cinzas, três grandes linhas de Ação: a Oração, a Penitência e a Caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista Justiça, Paz e Amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se pela prática da Reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a Oração, a Penitência e a Caridade, esta última como uma conseqüência da Penitência. “Rasgar o Coração e não as vestes”.  Povo de Deus, para vivermos bem o Tempo Quaresmal, basta termos a coragem de observar nossas vidas, deixar de lado tudo aquilo que não é bom, retirar os excessos, praticar a Oração Diária, nos arrependermos de nossos pecados, que são muitos, praticar boas ações em prol dos irmãos, das irmãs e da Comunidade. Ser Caridoso, Compreensivo e Paciente, sem nos esquecermos que podemos e devemos levar tudo isso para a nossa vida cotidiana (dia a dia).  Devemos lutar por uma Conversão Sincera e Verdadeira, nascida de um Coração Puro e Misericordioso, capaz de Amar e Perdoar sempre.  Que Deus nos conceda a Graça de Viver este Tempo de Conversão segundo a Sua Santa Vontade.

Professor  Alcides  Trofini       Pastoral  Litúrgica