Pastoral do Matrimônio

A pastoral do matrimônio é composta por uma equipe de casais, que vive o casamento cristão, e que trabalha na preparação de jovens casais de noivos que estão prestes a receber o sacramento do matrimônio. São realizadas reflexões com temas variados. Todos os temas visam a troca de experiências e informações entre a equipe e os casais de noivos, enfatizando a importância da presença de Deus nesta nova caminhada.

A consciência e a preparação para o Sacramento do Matrimônio se cultivarão através da Pastoral do matrimonio nos seus diversos níveis e em sintonia com os outros movimentos a serviços da igreja. A Pastoral do matrimonio se define como ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria. Tem como objetivo a evangelização das pessoas para que, educada no amor, possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A família deve ser ajudada a alcançar suas metas fundamentais e permanentes: viver, crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade de pessoas; ser santuário da vida, ser célula primeira e vital da sociedade, ser Igreja doméstica e Igreja missionária.

Objetivo Geral:

Todas as pessoas querem ser felizes no casamento. Os casais procuram conquistar a felicidade. Para isso é necessário que estejam preparados para se casar. A Igreja, preocupada com a família, procura por meio de encontros, fazer com que os noivos reflitam sobre a melhor maneira de encontrar a felicidade e a harmonia no casamento.

Esta preparação deve proporcionar aos noivos, um melhor conhecimento do valor do matrimônio cristão, das suas exigências e seus compromissos, fazendo um aprofundamento da dignidade e santidade do matrimônio e da vida matrimonial.