PASCOM

O que é a Pastoral da Comunicação?

A Pastoral da Comunicação (PasCom) é o conjunto das ações realizadas na comunidade paroquial. É uma pastoral cuja principal função é estar em comunhão com a comunidade; acolhendo as pessoas e favorecendo a participação delas na comunidade eclesial. Por isso, a “PasCom” é a pastoral das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático na comunidade paroquial. A PasCom faz uso de recursos e instrumentos (por exemplo: a imprensa, o rádio, a televisão, a internet etc.) que facilitem a troca de informações e de manifestações das pessoas no interior da “Comunidade-Igreja” ou desta comunidade para o mundo.

A Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.(Documento n° 75 da CNBB)

A importância da Pastoral da Comunicação

O centro de nossa pastoral é o próprio Senhor Jesus Cristo, o grande comunicador do Pai. A Pastoral existe por ele e para ele.Jesus é, ainda, o nosso modelo, pois, como vemos no Evangelho, ele se comunica através de “parábolas” (geralmente, histórias contadas que visam transmitir uma mensagem moral, às vezes implícita e outras, explícita), partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir ideias, despertar adesão e provocar transformação da realidade.

Na verdade, todos os agentes de pastoral de nossa comunidade e não só os da “PasCom”, enquanto informam e transmitem a verdade do Evangelho, são por definição comunicadores. Por isso, a Pastoral da Comunicação não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas é aquela que integra todas as demais pastorais.

As atividades da (PasCom)

A Pastoral da Comunicação trabalha com um modelo participativo e circular em suas reuniões, ou seja, a palavra pertence a todos os membros. Assim, os encontros e os trabalhos desenvolvidos se tornam um espaço de vivência e exercício das relações comunitárias. Pois só pode haver comunicação onde todos têm vez e voz. O membro desta pastoral é uma pessoa da qual se espera uma dedicação especial à reflexão, ao planejamento e à execução de programas e projetos específicos dentro dos diversos campos que competem a área da comunicação social.

A “PasCom” se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta a todas as pastorais e a comunidade cristã. Colocando-se sempre a serviço, os seus membros seguem mais de perto a Jesus que “é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós” (Jo 1,14).