CAEP

O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) é constituído por um grupo de fiéis, escolhidos de acordo com o Direito Universal e pelas normas dadas pelo Bispo Diocesano, que tem por objetivo auxiliar o pároco na administração dos bens da paróquia, (refletir sobre as necessidades materiais, planejar e coordenar o trabalho em comunhão com o pároco).(Cân. 537)

  1. O CAEP é o órgão representativo da comunidade paroquial, que sob a presidência do pároco, colabora na administração dos bens da paróquia, atendendo as necessidades pastorais definidas pelo pároco, junto com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP).
  2. O CAEP é distinto do Conselho Paroquial de Pastoral ou de comissões de festas e obras.
  3. O CAEP é presidido pelo pároco ou administrador paroquial, não podendo se reunir sem a sua presença ou de uma pessoa por ele especialmente indicada para presidir a reunião.
  4. Para a constituição do CAEP, escolher pessoas responsáveis, católicas, dignas, honestas, conscientes de seu papel, disponíveis e capazes no campo administrativo.
  5. O CAEP será constituído, por no mínimo, 05 (cinco) membros, sem direito a remuneração.
  6. Os membros são escolhidos pelo pároco e aprovados pelo Conselho Paroquial e pelo Conselho Econômico Diocesano.
  7. O mandato dos seus membros será de 02 (dois) anos.
  8. Vagando algum cargo, o próprio CAEP escolherá um substituto para completar o mandato do membro desistente ou impedido.
  9. Os membros podem ser reconduzidos ao cargo na eleição seguinte, apenas uma vez.
  10. O CAEP é obrigatório e deve existir em todas as paróquias.

http://sousagradosoufeliz.com/conselho-administrativo-e-economico-caep