Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para ajudá-los a serem amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária, apaixonados por Ele e interiormente disponíveis à sua missão. Apresenta-se visivelmente como uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

A intimidade com Jesus: A atitude de disponibilidade apostólica que o AO propõe viver deve ser fruto do amor. Ou seja, deve nascer de uma relação pessoal, íntima e afetiva com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, na qual nos descobrimos amados e oferecemos a nossa disponibilidade como uma resposta de amor, nas circunstâncias e segundo as possibilidades de cada um.

A prática diária da oração: A fim de nos ajudar a viver esta disponibilidade para a missão de Cristo, mesmo nas pequenas coisas de cada dia, o AO propõe-nos algumas práticas espirituais e um itinerário formativo que chamamos O caminho do coração. Estas práticas consistem em rezar três vezes ao dia (pela manhã, durante o dia e à noite) e permitem abrir-nos à ação do Espírito Santo que trabalha para unir a nossa vida e o nosso coração à vida e ao Coração de Jesus. Convidam-nos a oferecer ao Pai juntamente com Jesus, tudo o que somos e temos com simplicidade e radicalidade.

A Eucaristia: O AO anima-nos a viver uma vida eucarística, modelados pelo agir de Jesus. Na Eucaristia encontramos o próprio Jesus, fonte e modelo da nossa disponibilidade apostólica dando a sua vida por nós. O encontro com Cristo reconcilia-nos, liberta-nos das cadeias e torna-nos capazes de lhe oferecer a nossa vida ao serviço da sua missão.

Com o AO entramos numa rede mundial de milhões de pessoas que rezam junto do Papa pelos desafios que mensalmente nos apresenta nas suas intenções de oração. Orar com estas intenções abre-nos às necessidades mais prementes da humanidade e da Igreja, levando-nos a comprometer as nossas vidas, em cada mês, em favor da justiça do Reino, de acordo com o tema das intenções. Abrimo-nos a colaborar com todos aqueles que desejam maior fraternidade e justiça, também de outras tradições religiosas. O AO, como serviço de Igreja confiado pelo Papa à Companhia de Jesus, é responsável por divulgar as suas intenções e é, ao mesmo tempo, uma escola de oração e de intercessão.