”Maria luta conosco. Sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal.” (Papa Francisco)

Amados, iniciamos nosso ano de 2017 com esta frase acima,tema do Papa Francisco. Podemos confiar  nela, mãe de Deus e nossa mãe que está sempre conosco intercedendo a Jesus por nós. Ela ,que é nossa mãezinha, desata nossos nós a todo tempo e não se cansa de nos velar, sustenta-nos contra as forças do mal.

Queremos com Maria ter um ano fortalecido no amor de Deus cheio de projetos e realizações. Que este mês de Janeiro seja um tempo para refazer e fazer nosso caminho até o final. Não vamos viver 365 dias de forma estressante, mas vivê-los de forma irradiante e com os pés firmes no chão.

Deus está a nossa frente e Maria sempre do nosso lado. Este ano dedicado a ela poderá nos levar ainda mais em sua participação dentro da história da Salvação, como aquela que primeiro comungou levando Jesus além-fronteiras a sua prima Isabel. Muito obrigado, Maria!

Com Jesus e Maria convido você, neste ano de 2017, fortalecer o seu “eu pessoa”. Não podemos correr o risco de ser apenas voluntários do sagrado, ou seja, fazer, fazer e fazer. É preciso saber fazer e o que fazer. Para isso, precisamos conhecer ainda mais Jesus: ser novos como o ano que está começando e que essa mudança comece primeiro em mim.

Enquanto comunidade, sejamos irmãos, amigos que completem um ao outro para a caminhada do Reino de Deus a qual somos responsáveis desde nosso batismo: formar discípulos e missionários inseridos no mundo, na sociedade que vivemos e  fazemos parte.

Dentro da Igreja Católica, de nossa Paróquia Santa Cruz somos pessoas e temos uma identidade própria. Somos muitos ,porém fortes enquanto Igreja e devemos abraçar o compromisso de pertença ao Reino de Deus. Se 12 discípulos formaram e construíram a igreja que amamos, nós poderemos evangelizar muito mais, uma cidade de 82.990 habitantes sedenta de Deus a cada momento.

Contudo, não basta ir somente à Igreja. É preciso pertencer à comunidade, viver todos os conflitos e graças que vêm de nosso Deus. Esta pertença vem do conhecimento que tenho de Deus, o que me faz ainda ficar cada vez mais perto do nosso Salvador e lutar sempre por Ele.

Lanço um desafio para este Novo Ano: entregar-nos plenamente a Jesus Cristo e fazer uma Igreja mais viva e humana. De que forma? Começando pela  oração, resgatando através dela uma intimidade com Deus que poderá estar possivelmente perdida há muito tempo. Através da oração pedimos o que queremos. Ela tem o poder de livrar-nos da ansiedade, promover o alívio e a paz, tornando o Homem mais espirituoso, formando intercessores, produzindo poder, derramando bênçãos, diálogo, despertando o adorador que existe no ser humano.

Quando pedimos algo a Deus, precisamos que a oração seja viva e eficaz e é fundamental termos a consciência da presença DELE. Cremos que Deus nos ouve e falamos com Ele com sinceridade e liberdade, aguardando convictos, por uma resposta que pode ser: sim, não ou aguarde.

Saiba que a oração tem inimigos que nós mesmos criamos como a displicência (quando der eu rezo), preguiça (estar sempre sem vontade), incredulidade (não crê no que ora), pressa (inimiga da comunhão com Deus), abstração (orar se distraindo). Fique atento!

Que neste ano com todas as coisas que  nos acontecerão, possamos estar fortalecidos sempre de uma vida oracional , conhecer mais Jesus e termos mudanças significativas no “eu pessoa”, fazendo pela oração uma paróquia capaz de amar e ser perdoada, consciente ainda mais de seus compromissos e atingir cura e libertação numa vida cada vez mais perto de Deus.

Tudo isso  será possível se você ajudar e enfrentar o desafio de saber orar, o que não se faz sozinho. Por isso, conto com você.

Certamente, poderemos contar sempre com a ajuda de Maria ,mãe de Deus e nossa, pois ela “luta conosco. Sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal”.

Deus lhe abençoe sempre.

Padre Marcelo Jolli